Compartilhe



Aquecimento Global: ciência ou religião? PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 117
PiorMelhor 
Escrito por Equipe Fakeclimate   
Dom, 13 de Maio de 2012 21:11

 

 

O início do século XXI foi marcado pelas discussões sobre a participação humana numa das maiores pseudocatástrofes já anunciadas: o Aquecimento Global. Fomos sumariamente condenados por estarmos aumentando a temperatura do planeta devido ao lançamento de CO2 na atmosfera e não nos deram direito de defesa!

As pessoas foram divididas em dois grupos: os crédulos, aqueles que acreditam na culpa do homem; e os céticos, os que entendem que o clima planetário segue uma dinâmica natural, com alternância de ciclos de resfriamento e de aquecimento, e que não somos tão culpados.

O tema tomou dimensões que lembram muito as religiosas e uma nova inquisição se estabeleceu, só que agora climática. Porém, apesar de toda a dificuldade de exporem seus argumentos, os céticos têm tido cada vez mais espaço, e o livro do Prof. Gustavo M. Baptista esclarece como as oscilações naturais da atividade solar, dos oceanos, dos vulcões e de outros elementos interferem no comportamento da temperatura global; além de questionar o que existe de subjetivo no tema Aquecimento Global.

“Aquecimento Global: Ciência ou Religião?” começa com o entendimento dos principais pontos do Quarto Relatório de Avaliação (AR4) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC; depois, parte para a compreensão dos três pilares do aquecimento global provocado pelo homem.

O livro busca também entender se está realmente tão quente para depois partir para a compreensão de alguns dos componentes naturais que regem o clima global, como os ciclos solares, os vulcões e as oscilações multidecadais dos oceanos e o El Niño Oscilação Sul; ainda destina-se à discussão dos aspectos relacionados ao dióxido de carbono (CO2) e o seu papel de vilão nessa história. Finalmente, com grande maestria, se discute a seguinte questão: Por que devemos acreditar no aquecimento global? A nova inquisição!

 

Ou você ousa desafiar o Aquecimento Global com o debate científico?

 

Sobre o autor

Gustavo Macedo de Mello Baptista é Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB), atuando no Instituto de Geociências. Bacharel e licenciado em Geografia, o Prof. Gustavo tem Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pelo Departamento de Engenharia Civil da UnB e Doutorado em Geologia pela mesma universidade (IG/UnB). Atualmente, tem se dedicado aos estudos de recursos naturais, bem como os impactos ambientais decorrentes da atividade humana, por meio das geotecnologias.